Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Movidos pela Adoração a Deus

Neste Domingo (2), o Grupo Shalom esteve em São João do Itaperiú, no evento "Movidos pela Adoração a Deus", uma tarde de louvor promovida pela UMADESCP - União de Mocidade da Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.

Saída de Joinville - Concentração na Lanchonete do Josias

Além dos anfitriões, estavam presentes jovens de Joinville, Jaraguá do Sul, Garuva, Corupá, Araquari e outras cidades. Pudemos adorar a Deus e sentir a sua presença por meio dos louvores da Banda Local, da Mocidade de Jaraguá do Sul e da Ministração da palavra.

Marcando presença - A agitação da "turma do 4" foi notável

Após um final de semana abençoado, com Culto do Amigo no Boehmerwald e x-salada na casa do William, sentimo-nos gratos a Deus por tudo. Começamos assim, uma nova semana, pedindo a misericórdia de Deus em nossos momentos de fraqueza, a sua paz, em momentos de stress e o seu amor, para continuarmos unidos, fazendo a sua obra!

sábado, 1 de outubro de 2011

Os Próximos

Certamente você já ouviu esta frase: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Sim, eu sei que ela é super conhecida. Com certeza alguém já corrigiu você dizendo: "Se você quer que façam isso a você? Então primeiro faça aos outros!". Tudo muito familiar, principalmente em uma cultura dominada pelo cristianismo, como a atual. 

A grande verdade é que muitos pensadores já tiveram esse raciocínio e de alguma forma ou outra espalharam essa mensagem, mas ela em si, nunca foi totalmente cumprida. Como seres normais (logo, errantes), que somos, muitas vezes deixamos a compaixão com o próximo de lado para satisfazer a nossa necessidade. Uma hora outra nos sentimos obrigados a deixar um mais no canto para ajudar o outro ou vice-versa. Estamos espremidos na sociedade e num dado momento alguém tem que se apertar mais para o outro ter espaço. É a vida...


próximo - adj. - Que está perto.

Bem, mas isso pode ser amenizado? Sim, se optarmos pelo raciocínio de Jesus e o praticarmos podemos trazer mais amor àqueles que estão à nossa volta. 

Um rápido esclarecimento: Os 10 mandamentos foram escritos no Velho Testamento, ou seja, antes de Jesus nascer. Eles eram a "Lei", a ordem de Deus aos homens. Porém após muitas desavenças entre Deus e seu povo, ele decide descer à terra como Jesus e sentir-se como um homem para entender tudo o que estava acontecendo. Jesus simplifica estes 10 mandamentos em apenas 2 e morre como o "Cordeiro universal", o ultimo sacrifício pela remição dos pecados do povo, deixando o Espírito Santo como consolador até que ele volte para levar os seus fieis ao céu. Este novo tempo fica conhecido como tempo da "Graça".

Em Mateus 22:34-40, Jesus compacta o código de ética que devemos adotar em nossas vidas até a sua volta. O primeiro mandamento é amar a Deus de todo coração e o segundo é amar ao próximo como a si mesmo. Ok, mas quem é esse "próximo"? 


remir - v. tr. - Conseguir a libertação de outrem ou de si.

Quando falamos em próximo, criamos uma sequência em nossa mente.Vemos uma ordem e um após o outro. Isso nos faz saber que esse próximo é alguém tão capaz como nós, tão humano quanto nós, tão merecedor e tão equivalente que não está nem acima nem abaixo mas sim num mesmo patamar. Esse próximo é desde o irmão de sangue até o mais desconhecido. Desde o mais influente até o mais omisso. Para Deus, não há posição hierárquica entre os homens e isso já quebra uma dose de conceitos humanos.

Para amar essas pessoas é necessário dar um basta no conceito barato de amor que temos e nos revestirmos do amor que ele possui. Independente da raça, da idade, do poder ou do que estiver entre nós, devemos atravessar o indivíduo e ver lá no fundo o filho de Deus que ele é. Não podemos nos prender no estado em que a pessoa se encontra no momento, a atitude que está tendo, mas sim ver o conjunto. Deus ama o pecador, não o pecado


hierarquia - s. f. - Classificação ou ordenação segundo determinados critérios.

Está na hora de parar de falar tanto em "amor ao próximo" enquanto por nós, muitos são tratados às margens. Muitas vezes, utilizamos pessoas tão humanas quanto nós para exemplificar aqueles que não "vão para o céu"  enquanto poderíamos estar dando uma chance de conhecer Jesus a elas.


Um bom exemplo de iniciativa, é auxiliarmos pessoas abandonadas nas ruas, usuários de drogas, prostitutas e  mendigos. Dar abrigo e educação para órfãos, também é se preocupar com o próximo. Mesmo que não tenhamos a estrutura adequada, podemos ajudar, contribuindo com as entidades que já fazem isso. É necessário fazer um contato mais direto com essas pessoas, sem esperar que elas venham até a igreja. 


É possível amar o próximo sem espremê-lo ou colocá-lo num canto da sociedade. Jesus disse "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mateus 16:15). O primeiro ponto: "Ide". Não podemos esperar sentados, temos que avançar. O segundo ponto: "A toda criatura". Reforçando o que já fora falado, não importa quem for, Deus espera que nós o amemos, pois este é o nosso próximo. Até mesmo uma pessoa muito bem sucedida, precisa do nosso amor, pois muitas vezes ela está feliz por fora mas precisa de um consolo por dentro. Já é tempo, nossos próximos esperam!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O modismo

Vivemos em uma atualidade que é ditada pela moda, roupas, cabelos, calçados e agora também presente nos adolescentes a moda das atitudes. Somos nascidos e criados para seguir a moda, se vestir no mesmo estilo de grupos sociais, gostarmos das mesmas coisas, bandas que ditam moda, ditam estilo, e seguimos para sermos "descolados", para ser o cara legal, a garota popular.

Isso é presente na cultura do homem à anos, prejudicando ou não a convivência com outros grupos que não seguem a moda, grupos que se tornam "diferentes" e acabam sendo excluídos, acabam tendo poucos amigos, por eles não se encaixarem nesses grupos que são classificados como os "descolados", sendo assim, muitos acabam seguindo a moda, seguindo as mesmas atitudes, para mudar de grupo e também ser um "descolado".

moda - s. f. - Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc.

Pensamos que isso não afeta a nossa vida cristã, mas, cada vez mais, isso se faz presente em nossas igrejas, entre jovens e adolescentes, entrando de várias formas, afetando o jovem dentro e fora da igreja. No colégio somos vistos como os caretas, por não querer compartilhar das mesmas ações dos jovens não cristãos. E muitos algumas vezes no próprio meio cristão, excluídos por ter opinião diferente.

Por diversas vezes devemos incluir e não excluir pessoas do nosso meio cristão, devemos esquecer a moda que as vezes acaba entrando no meio das nossas ações, no meio dos nossos grupos, Cristo nunca fez acepção de pessoas, atitudes julgadas em moda, não são válidas.....

status - s.m. - Posição social; lugar ocupado por uma pessoa na sociedade.

Se você não conhece a palavra de Deus e está no mundo, vai ver tudo isso como algo normal. Vai ralar o que for preciso para conseguir um bom "status social" e só estará satisfeito quando for aceito pelos membros da classe que almeja. Tudo acontece tão naturalmente, que você nem percebe o quanto está prejudicando a si próprio e aos outros. Muitas vezes, até amizades são quebradas em troca de reconhecimento no grupo.

O grande propulsor dessas "ondas" que vão levando a "galera" é a mídia. E quando nos referimos à mídia, falamos de todo meio de comunicação, desde o jornal impresso até a internet. Ela propositalmente ou não, sempre expõe o receptor a uma escolha: dizer sim e apoiar o fato, ou dizer não e manter a própria opinião. Até aí, está tudo certo, pois este é o papel da imprensa: provocar discussões que elevem o conhecimento e formem opinião no receptor.

receptor - adj. - Aquele que recebe (uma corrente, um sinal, uma imagem)

O problema aparece, quando as pessoas começam a ser separadas em grupos de acordo com a escolha que fazem. Como se não bastasse isso, espera-se que todas sejam parecidas em pensamento e atitude. Resumindo: Se eu gosto de Rap, a mídia e todos a minha volta esperam me ver de bermudão, tênis skatista, boné e falando cheio das "tretas". Se eu não fizer isso, então não sou aceito por quem também gosta de Rap e assim não comprovo meu respeito por tal estilo músical. É como se eu não pudesse votar num partido político e continuar sendo vizinho de quem votou no adversário. Uma visão totalmente errada.

Bem, e como isso afeta a vida cristã? De certo modo, o modismo também aparece no meio da igreja. São poucos, mas visíveis, os grupos de pessoas que gostam de coisas diferentes. Uns apoiam um determinado evento, outros vão totalmente contra e não "dão o braço a torcer". Neste momento, além de nos preocuparmos com os grupo sociais fora da igreja, temos abrir bem os olhos para os membros da congregação. Sem querer, muitas vezes metralhamos um grupo de pessoas do mundo e enquanto deixamos vários deles se formar no meio da igreja.

liturgia - s.f. - cerimônias e preces ordenado pela autoridade espiritual competente.

O fator que permite a ocorrência de modismos dentro da igreja é a Religiosidade. É mais notável a roupa e o cabelo da cantora do que seu louvor a Deus, por exemplo. A liturgia, é mais importante do que o culto racional. Muitos são apenas bonecos dentro da igreja: entram, repetem o que é dito, dão o "Aleluia" somente na hora certa, ofertam e vão embora. Não servem a Cristo de todo o coração, parecem obrigados a isso, o que gera mais tempo para prestarem atenção no que não é importante: a linguagem do pregador, a afinação do louvor, a oferta do irmão, etc.

Tudo deve ser analisado à luz da palavra e do Espírito Santo. Somente estas poderosas ferramentas, deixadas por Deus, são capazes de nos elucidar em tais situações. Voltar a adorar a Deus de verdade, é o princípio para o extermínio do modismo na igreja. A partir do momento em que todos estiverem ligados apenas em Deus, o seu discernimento (do seu Espírito Santo) já estará presente no meio da igreja e através dele e da palavra, cada um poderá detectar o erro que está cometendo e se auto libertar. O resultados serão enormes, pois o povo deixará de se ligar nas coisas daqui e se ligará mais nas coisas do alto.