Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Os Próximos

Certamente você já ouviu esta frase: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Sim, eu sei que ela é super conhecida. Com certeza alguém já corrigiu você dizendo: "Se você quer que façam isso a você? Então primeiro faça aos outros!". Tudo muito familiar, principalmente em uma cultura dominada pelo cristianismo, como a atual. 

A grande verdade é que muitos pensadores já tiveram esse raciocínio e de alguma forma ou outra espalharam essa mensagem, mas ela em si, nunca foi totalmente cumprida. Como seres normais (logo, errantes), que somos, muitas vezes deixamos a compaixão com o próximo de lado para satisfazer a nossa necessidade. Uma hora outra nos sentimos obrigados a deixar um mais no canto para ajudar o outro ou vice-versa. Estamos espremidos na sociedade e num dado momento alguém tem que se apertar mais para o outro ter espaço. É a vida...


próximo - adj. - Que está perto.

Bem, mas isso pode ser amenizado? Sim, se optarmos pelo raciocínio de Jesus e o praticarmos podemos trazer mais amor àqueles que estão à nossa volta. 

Um rápido esclarecimento: Os 10 mandamentos foram escritos no Velho Testamento, ou seja, antes de Jesus nascer. Eles eram a "Lei", a ordem de Deus aos homens. Porém após muitas desavenças entre Deus e seu povo, ele decide descer à terra como Jesus e sentir-se como um homem para entender tudo o que estava acontecendo. Jesus simplifica estes 10 mandamentos em apenas 2 e morre como o "Cordeiro universal", o ultimo sacrifício pela remição dos pecados do povo, deixando o Espírito Santo como consolador até que ele volte para levar os seus fieis ao céu. Este novo tempo fica conhecido como tempo da "Graça".

Em Mateus 22:34-40, Jesus compacta o código de ética que devemos adotar em nossas vidas até a sua volta. O primeiro mandamento é amar a Deus de todo coração e o segundo é amar ao próximo como a si mesmo. Ok, mas quem é esse "próximo"? 


remir - v. tr. - Conseguir a libertação de outrem ou de si.

Quando falamos em próximo, criamos uma sequência em nossa mente.Vemos uma ordem e um após o outro. Isso nos faz saber que esse próximo é alguém tão capaz como nós, tão humano quanto nós, tão merecedor e tão equivalente que não está nem acima nem abaixo mas sim num mesmo patamar. Esse próximo é desde o irmão de sangue até o mais desconhecido. Desde o mais influente até o mais omisso. Para Deus, não há posição hierárquica entre os homens e isso já quebra uma dose de conceitos humanos.

Para amar essas pessoas é necessário dar um basta no conceito barato de amor que temos e nos revestirmos do amor que ele possui. Independente da raça, da idade, do poder ou do que estiver entre nós, devemos atravessar o indivíduo e ver lá no fundo o filho de Deus que ele é. Não podemos nos prender no estado em que a pessoa se encontra no momento, a atitude que está tendo, mas sim ver o conjunto. Deus ama o pecador, não o pecado


hierarquia - s. f. - Classificação ou ordenação segundo determinados critérios.

Está na hora de parar de falar tanto em "amor ao próximo" enquanto por nós, muitos são tratados às margens. Muitas vezes, utilizamos pessoas tão humanas quanto nós para exemplificar aqueles que não "vão para o céu"  enquanto poderíamos estar dando uma chance de conhecer Jesus a elas.


Um bom exemplo de iniciativa, é auxiliarmos pessoas abandonadas nas ruas, usuários de drogas, prostitutas e  mendigos. Dar abrigo e educação para órfãos, também é se preocupar com o próximo. Mesmo que não tenhamos a estrutura adequada, podemos ajudar, contribuindo com as entidades que já fazem isso. É necessário fazer um contato mais direto com essas pessoas, sem esperar que elas venham até a igreja. 


É possível amar o próximo sem espremê-lo ou colocá-lo num canto da sociedade. Jesus disse "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mateus 16:15). O primeiro ponto: "Ide". Não podemos esperar sentados, temos que avançar. O segundo ponto: "A toda criatura". Reforçando o que já fora falado, não importa quem for, Deus espera que nós o amemos, pois este é o nosso próximo. Até mesmo uma pessoa muito bem sucedida, precisa do nosso amor, pois muitas vezes ela está feliz por fora mas precisa de um consolo por dentro. Já é tempo, nossos próximos esperam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário