Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Adoração: até onde posso ir?

A adoração é algo pessoal, como assim? Cada pessoa tem sua maneira de adorar ao Senhor, mas até onde podemos dizer que essa adoração é ou não "desrespeitosa" a Deus?!

Para isso precisamos sintetizar alguns assuntos, a questão de muito a igreja jogar ferramentas na mão do inimigo, como assim? Rádio, TV, internet, todas quando lançadas não deveriam ser usadas pela igreja, "ferramentas do diabo" tempo perdido, pois se desde do início essas ferramentas fossem usadas a favor da igreja, teríamos um maior alcance.

desrespeitoso - adj. - Que desrespeita ou manifesta desrespeito

O que quero dizer? Sim muitas vezes alguns meios de adoração são entregues ao mundo. Vou usar um exemplo da Assembleia de Deus que é a igreja da qual sou membro ativo. "Criada" em Belém - Pará ao norte do Brasil, com uma cultura que descende da Nordestina e das culturas Africanas foi muito fácil para na época, dança, dreads, entre outras coisas, serem relativamente associadas a uma adoração ao inimigo.

Relativamente com o surgimento em outros pontos mas vindo de um ensinamento dessa primeira, a imagem se espalhou, e em cada região foi pegando a "contra-cultura", que seria, ir contra a cultura daquele local, pois após convertido, a sua cultura seria apenas uma maneira errônea de adorar a Deus.

Cultura - Sociol. - Sistema de idéias, conhecimentos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade.

Contudo, chegamos no ponto, muito julgado e nada apreciado por algumas congregações é a questão de pular em um hino mais agitado e quando a mesma toca um hino mais agitado. A questão é: você é contra isso porque foi criado assim, ou você é contra isso porque o Espírito Santo revelou que Deus despreza isso?

Isso pode ser forte, mas, vou ao exemplo: Quem já esteve morno(frio) na igreja, sabe que o que exemplificarei é uma verdade, quando você está lá com seus amigos, na balada, show, onde quer que seja, de repente, uma música que você gosta começa a tocar, você simplesmente se levanta com seus amigos e começar a pular, cantar junto e berrar, porque você está "feliz", você está mostrando sua "felicidade".

pular - v. intr. - Manifestar-se (um sentimento) com sobressalto.

Bem aí entramos na igreja, se eu era do mundo e pulava para demonstrar minha "felicidade". Agora que eu tenho realmente o verdadeiro motivo, a melhor felicidade, que eu realmente sou Livre, porque eu não posso pular e demonstrar para todos que Deus é a minha nova vida?

Sou a favor de adorar a Deus com pulos e alegria, mas sou contra rodas punks, o salmista já nos diz em Salmos 133.1 "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.", e uma roda punk não é um meio de viver em união, porque um irmão pode se machucar e a magoa ali pode brotar, deixo isso para talvez um outro post.


Agora segue um vídeo feito pelo pessoal do One time blind (tradução literal: Uma vez cego.) que por sinal exemplifica um pouco do que foi proposto em toda a postagem.
Salmos 133:1

Não consegue visualizar? Clique aqui

Jesus não quer que sejamos apenas pessoas sentadinhas, comportadinhas, não, Ele nos quer ver alegres na sua presença, pulando e dizendo que Ele é Santo, também não quer que sejamos somente seus servos, Ele quer ter algo mais íntimo conosco, algo que vai além de ajoelhar e orar, algo que vai além do que podemos ver.

Deixo aqui essa questão e esse meio de auto reflexo: até onde minha criação diz que é errado e até onde realmente Deus não aprecia?

3 comentários:

  1. Dimais! Mt bom texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você!
    Temos que mostrar a nossa adoração a DEUS, não importa a maneira, e sim, se essa adoração é veradeira ou não.

    ResponderExcluir
  3. PAZ DO SENHOR!

    Parabéns pelo BLOG! está show
    de bola! que DEUS abençoe esta
    familía, FAMILIA SHALOM!

    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir