Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Nascidos novamente" - Testemunho de Samuel Fuentes

"Testemunhos" são ferramentas que sempre fortificam a nossa fé, este é o testemunho de um de nossos jovens, que mexeu com toda a nossa a juventude...

...No início de uma tarde chuvosa de domingo, dia 26 de setembro para ser mais preciso, eu e o Gilmar meu amigo de muito tempo, estávamos na sacada de casa, quando chegaram mais dois amigos o Abimael e o João, o Abimael fazia e faz parte do Grupo de adolescentes, era o mais novo de nós quatro, eu o Gilmar e o João erámos da Grande família Shalom, Jovens da Igreja do distrito 05.

Quando eles chegaram, fui até eles, e eles chamaram a mim e o Gilmar para dar uma volta no centro, só para passar à tarde, como não tinha nada melhor para fazer, fomos, no caminho perto de casa, eu conversava com o Gilmar no Banco de trás quando de repente, escutei um barulho de pneus, e quando me dei conta, parecia que tudo havia ficado em câmera lenta, vi o João virando o volante depressa no carro e quando olhei para o lado vi um corsa cinza vindo em nossa direção, então escutei um estrondo a qual eu desmaiei.
Cena do acidente, Rua Santa Catarina, Km4

Quando acordei, não sabia o que havia acontecido direito, tudo girava, e eu só queria sair de dentro do carro, olhei para a maçaneta da porta só que devido ao impacto não tinha força para puxá-la foi ai que um bombeiro pegou minha mão e puxou em direção ao banco da frente do carro e me tirou de lá de dentro, quando sai, vi uma multidão olhando, com um olhar de espanto e curiosidade ao mesmo tempo, o bombeiro disse para que eu me sentar na ambulância e esperar que viesse alguém para me atender, eu ainda sem saber bem o que estava acontecendo, senti uma forte dor de cabeça, quando passei a mão do lado esquerdo percebi que estava cheia de sangue, só ai pude perceber de que se tratava de um acidente a qual nós 4 havíamos sofrido, procurei por eles em meio aquela quantidade de gente e avistei o Abimael e o João que vinham em minha direção, o João me abraçou e com muita insistência me pedia desculpas, e eu só repetia para ele:

-Está desculpado mano.

Depois tentei avistar o Gilmar em meio aquela confusão, mais quanto mais eu olhava eu não o via, foi então que eu me levantei e fui em direção ao carro, quando cheguei ao carro vi o Gilmar ainda preso nas ferragens, ele olhou para mim, com a cara toda enxada, devida a batida, e disse: 

- Kennedy, me tira daqui, eu não consigo sair daqui. 

Eu, com toda força agarrei a porta e comecei a puxar, mais não saia, e percebi que o esforço era em vão, o bombeiro vendo aquilo, pegou em minha mão e me levou de volta a ambulância, quando me sentei ele pegou olhou para mim e me disse: 

- Cara, tem alguém que gosta muito de vocês lá em cima, porque em um acidente de tamanha violência era para ter no mínimo duas mortes entre vocês, isso realmente é um milagre. 

Eu não dei muita bola ao bombeiro, pois achei que ele só dizia aquilo para tentar me animar, e eu acabei me entristecendo mais ainda por ver aquela situação, foi ai que eu ouvi uma voz dizendo:

- Porque entristeces a tua Alma? Não consegue ver o livramento que eu dei a vocês?

Eu olhei para um lado, e olhei para o outro e não tinha ninguém perto de mim, eu fiquei espantado com aquela voz, a qual não consigo descrever, era como se um alivio e ao mesmo tempo uma vontade de chorar de alegria viessem ao meu coração, ah sim, aquilo foi como se sentar em frente á uma cachoeira e admirar a sua beleza, na mesma ora percebi que era o Espírito Santo falando comigo. Depois disso o médico chegou e começou a me encher de perguntas do tipo, dói aqui, dói ali. E eu só respondia, só estou com uma leve dor de cabeça. 

Após alguns minutos fomos levados ao Hospital, quando cheguei lá um médico veio me atender e antes de mais nada, eu perguntei de meus amigos. E eles me disseram para se acalmar que eles estavam todos bem, mais tarde fomos liberados com exceção do Gilmar que teve que passar por uma cirurgia e ficou um pouco mais de um mês no hospital mais graças a Deus estamos todos bem, o braço do Gilmar ficou bom, o João se recuperou do trauma e eu e o Abimael estamos muito bem graças a Deus.

Testemunho escrito pelo jovem Samuel,
tem 17 anos e está ocupando o cargo de 
2° Relações Públicas do Grupo.



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aparência Cristã Idealizada...

O que nos diferencia uns dos outros? Qual a primeira e mais forte certeza de que somos diferentes? Sem dúvida... A nossa imagem! A aparência, a primeira impressão, a "exterioridade", segundo o dicionário, é o item mais levado em conta no momento de identificar, classificar e até mesmo pré-julgar uma pessoa.
Ela pode nos destacar, mas também nos esconde. Pode ajudar a encobrir erros, ou deixá-los bem à mostra. É capaz de distanciar amigos, mas se for bem utilizada, pode adquirir muitos admiradores.

Jesus deixa bem claro a seus ouvintes em Mateus 5:13-16 que, como cristãos, eles devem fazer a diferença no mundo. Que não devem apenas passar a acreditar da boca para fora que ele é o Salvador e continuar vivendo a mesma vida, mas que a partir disso mudem verdadeiramente. O único problema é que essa interpretação perdeu um pouco o foco com o passar dos tempos. Simplesmente passou-se a tratar de mudança, apenas o visual, o externo.
Claro, como disse, nossa primeira impressão nos classifica e pode ter um grande efeito como testemunho para os demais não crentes, mas que fique bem claro que só um terno ou uma saia não salvam ninguém.

aparência - subst f - aspecto ou forma exterior - ilusão


A grande questão é o modelo de cidadão cristão onde sempre fomos enquadrados. Ele não só nos atinge, mas acaba colocando em risco a fé de muitos novos convertidos. Visões ignorantes, sem qualquer base bíblica, amor e espiritualidade, já foram capazes de machucar e arrancar muitos do seio da igreja, muitas vezes por um simples corte de cabelo. E essa falta de compreensão, pasmem, é a principal justificativa entre os afastados.

É hora de ilustrar!... Imagine uma borboleta bem grande e colorida. Linda, não é mesmo? Pois bem, nesses milésimos de segundo acredito que nem tenha passado pela sua mente que ela já fora uma feia lagarta. Quando nascemos de novo para Cristo, não é muito diferente. Somos como pequenas larvas recém-nascidas e super ansiosas para crescer. Bem desajeitados e inseguros, buscamos mais de Deus, começamos a meditar na sua palavra e o Espírito Santo inicia uma mudança completa em nossas vidas, da mesma maneira que as larvas tornam-se lagartas, crescem e formam um casulo em volta.

Aos demais, continuamos fora dos padrões, pois para eles ainda falta a beleza externa. A grande sacada é que enquanto se preocupam em criticar um casulo horrível, uma linda borboleta está sendo colorida lá dentro.Não podemos forçar o processo, há riscos de má-formação ou até mesmo, morte. É preciso espaço e tempo, na hora certa essa borboleta vai perceber que já ganhou asas, vai romper as barreiras do preconceito e voar naturalmente.

metamorfose - s fig. - Mudança completa no estado ou no caráter de uma pessoa.

Quero dizer que chegou o momento de abrirmos os olhos e ver que a beleza interior de um crente é tão importante quanto a beleza de sua conduta cristã; Que muitos estão dando obsessiva importância ao que aparentam ser e esquecendo-se de conferir o que carregam no coração; Que a busca pela boa aparência interna deve ser intensa, pois esta é a primeira a ser observada por Deus. E que a compaixão que Cristo ensina possa ser colocada em prática com estes que estão em metamorfose espiritual.

Quando Cristo nos diz para sermos a luz do mundo e o sal da terra, ele nos pediu diretamente uma diferença, mas, não foi uma diferença externa, uma diferença em roupas, cabelos, tênis, e sim, uma diferença interna, uma diferença em nossos atos, não, não estamos dizendo e protegendo as pessoas que usam roupas vulgares ou algo parecido, também não estamos aqui para julgar, estamos dizendo que aquele Jesus que me transformou, que lhe transformou, sim, transformou, essa é a palavra, pode transformar cada um, mas quando ele quiser transformar.

transformar - v t - tornar diferente, mudar


Quando? ninguém sabe, vou dar um outro pequeno exemplo, você é skatista, bermudão, camisa larga, tênis desamarrado, boné e é claro sempre ouvindo aquele rock'n roll, se alguém viesse lhe apresentar um Jesus, que vai lhe aceitar, mas primeiro você vai precisar colocar um terno, você certamente não iria ter uma boa reação, Deus muita das vezes vai usar uma pessoa da mesma "tribo" para pregar, um bom exemplo é o cantor PG, cabelo de tamanho comprido para alguns padrões, barba, brinco e mesmo assim sendo usado por Deus e movendo muitos jovens para a presença de dEle.

Nessa questão entra, como Jesus quer te usar, nessas ocasiões, um skatista realmente cristão, consegue simplesmente pregar mais facilmente Jesus, do que uma pessoa de social, Jesus as vezes pode apenas nos transformar espiritualmente, internamente, e assim usando a nossa aparência externa, porque as vezes vai ser necessário, e quando ele achar bom, ele nos molda a sua maneira.


E agora, quando vimos uma pessoa, diferente do padrão, porque tem que caber a nos julgar ou até mesmo duvidar da intimidade dele com Deus? Nessas horas devemos olhar para o nosso interior e subitamente pedir o perdão a Deus, só porque estamos em um padrão que é altamente correto para nós, não significa que é o padrão imposto por Deus.

Então, Deus age da forma que ele quiser no meio que ele quiser, nunca entenderemos, só que nunca devemos  pensar que nossas vestes estão certas, ou nossa aparência, porque em nenhum momento na terra Jesus colocou um padrão para os seu seguidores, Ele sempre irá procurar corações dispostos, a se sacrificar, almas querendo sentir mais de dele, e não roupas sociais e saias.

sábado, 18 de junho de 2011

Da tentação para a responsabilidade

Tentação é aquilo que sempre vai testar nossa fé e nossa intimidade com Deus. Independente do nosso tempo de cristão, do tamanho da nossa fé, ela vai testar desde do mais novo convertido até o mais velho.
A tentação pode vir de várias formas, geralmente daquela forma que mas nos afeta, daquela nossa fraqueza, cada um sabe sua fraqueza e sabe que precisa ir contra, cada queda na tentação, é um pequeno afastamento de Deus.

Dentre muitas, onde até algumas são denominadas "Pecados Capitais", encontramos a Luxúria. Ela nada mais é, do que uma exagerada tentação sobre o sexo oposto. É normal um olhar ou algumas palavras entre pessoas de nossa idade, solteiras, pois não passa de uma expressão da natureza. Porém, como estamos o tempo todo abaixo do "Onisciente", devemos lembrar que muito além de nossos atos, estão nossos pensamentos, e eles são levados em conta no momento em que satanás tenta nos derrubar.

Luxúria - s.f. - Atração pelos prazeres carnais

Aos poucos (como todo pecado se alastra), esses pensamentos vão tomando conta da mente do jovem cristão, e de pequenos desejos tornam-se grandes necessidades. Há um vazio que o tempo todo pede para ser preenchido pela presença de Deus, mas que contrariado pelo homem, é "entulhado" com as vãs sensações do mundo.
Sem espaço para reinar, Cristo então é deixado de fora. Nesse momento, o jovem está cada vez mais sozinho e longe de das asas defensoras de Deus, e uma ovelha muito afastada do rebanho torna-se uma presa fácil para aquele "lobo" que tão de longe quer tragá-la.

"Eu porém, vos digo: Qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela" - Disse Jesus em Mateus 5:28. Mas se nossa mente, um alvo tanto atacado, como defendê-la das ciladas no inimigo?

adultério - s. m. - Violação da fidelidade conjugal.

Uma ovelha afastada ainda não é uma ovelha perdida, uma ovelha afastada é aquela que ainda busca Cristo, mas suas forças estão fracas, seus desejos carnais estão prevalecendo sobre a vontade de Deus para com sua vida, nesse ponto crucial, entra o papel dos amigos, líderes e pastor, mas como? Quando uma pessoa está fraca, o que ela mais precisa é da demonstração que ela é necessária onde está, ela quer permanecer com Cristo, mas, ela começa a se achar deslocada daquela igreja/grupo.

A melhor maneira seria a demonstração de confiança e responsabilidade, talvez aquele pequeno gesto de confiar a essa pessoa uma tarefa, um pequeno ato, algo que traga a ele comprometimento e responsabilidade com a obra de Deus, algo que simbolicamente diga para ele: - Deus te escolheu para fazer isto!
Mas não apenas jogue essa responsabilidade, trabalhe em cima dela juntamente com a pessoa, cada vez que a mente dele é ocupada com a vontade de Deus, menos espaço sobra para a tentação, sim, continuará havendo tentação, mas a este ponto, com as responsabilidades e confiança nele depositado, a decisão foi tomada, e está vai ser a decisão de ficar com Cristo!


C. S. Lewis - Escritor irlandês.

A tentação é algo que sempre vai estar ao redor do ser humano, ainda mas na fase jovem, enquanto formos carne, seremos falhos, mas não podemos nos deixar que as falhas nos traguem para as tentações e dessas passarmos para ovelhas perdidas. Busquemos sempre interagir, buscar, apoiar as pessoas fracas, dar confiança, conversar e acima de tudo dizer que Deus tem algo mais guardado, porque como Lewis escreveu "devemos nos importar com o próximo, como nos importamos com nós mesmos."