Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aparência Cristã Idealizada...

O que nos diferencia uns dos outros? Qual a primeira e mais forte certeza de que somos diferentes? Sem dúvida... A nossa imagem! A aparência, a primeira impressão, a "exterioridade", segundo o dicionário, é o item mais levado em conta no momento de identificar, classificar e até mesmo pré-julgar uma pessoa.
Ela pode nos destacar, mas também nos esconde. Pode ajudar a encobrir erros, ou deixá-los bem à mostra. É capaz de distanciar amigos, mas se for bem utilizada, pode adquirir muitos admiradores.

Jesus deixa bem claro a seus ouvintes em Mateus 5:13-16 que, como cristãos, eles devem fazer a diferença no mundo. Que não devem apenas passar a acreditar da boca para fora que ele é o Salvador e continuar vivendo a mesma vida, mas que a partir disso mudem verdadeiramente. O único problema é que essa interpretação perdeu um pouco o foco com o passar dos tempos. Simplesmente passou-se a tratar de mudança, apenas o visual, o externo.
Claro, como disse, nossa primeira impressão nos classifica e pode ter um grande efeito como testemunho para os demais não crentes, mas que fique bem claro que só um terno ou uma saia não salvam ninguém.

aparência - subst f - aspecto ou forma exterior - ilusão


A grande questão é o modelo de cidadão cristão onde sempre fomos enquadrados. Ele não só nos atinge, mas acaba colocando em risco a fé de muitos novos convertidos. Visões ignorantes, sem qualquer base bíblica, amor e espiritualidade, já foram capazes de machucar e arrancar muitos do seio da igreja, muitas vezes por um simples corte de cabelo. E essa falta de compreensão, pasmem, é a principal justificativa entre os afastados.

É hora de ilustrar!... Imagine uma borboleta bem grande e colorida. Linda, não é mesmo? Pois bem, nesses milésimos de segundo acredito que nem tenha passado pela sua mente que ela já fora uma feia lagarta. Quando nascemos de novo para Cristo, não é muito diferente. Somos como pequenas larvas recém-nascidas e super ansiosas para crescer. Bem desajeitados e inseguros, buscamos mais de Deus, começamos a meditar na sua palavra e o Espírito Santo inicia uma mudança completa em nossas vidas, da mesma maneira que as larvas tornam-se lagartas, crescem e formam um casulo em volta.

Aos demais, continuamos fora dos padrões, pois para eles ainda falta a beleza externa. A grande sacada é que enquanto se preocupam em criticar um casulo horrível, uma linda borboleta está sendo colorida lá dentro.Não podemos forçar o processo, há riscos de má-formação ou até mesmo, morte. É preciso espaço e tempo, na hora certa essa borboleta vai perceber que já ganhou asas, vai romper as barreiras do preconceito e voar naturalmente.

metamorfose - s fig. - Mudança completa no estado ou no caráter de uma pessoa.

Quero dizer que chegou o momento de abrirmos os olhos e ver que a beleza interior de um crente é tão importante quanto a beleza de sua conduta cristã; Que muitos estão dando obsessiva importância ao que aparentam ser e esquecendo-se de conferir o que carregam no coração; Que a busca pela boa aparência interna deve ser intensa, pois esta é a primeira a ser observada por Deus. E que a compaixão que Cristo ensina possa ser colocada em prática com estes que estão em metamorfose espiritual.

Quando Cristo nos diz para sermos a luz do mundo e o sal da terra, ele nos pediu diretamente uma diferença, mas, não foi uma diferença externa, uma diferença em roupas, cabelos, tênis, e sim, uma diferença interna, uma diferença em nossos atos, não, não estamos dizendo e protegendo as pessoas que usam roupas vulgares ou algo parecido, também não estamos aqui para julgar, estamos dizendo que aquele Jesus que me transformou, que lhe transformou, sim, transformou, essa é a palavra, pode transformar cada um, mas quando ele quiser transformar.

transformar - v t - tornar diferente, mudar


Quando? ninguém sabe, vou dar um outro pequeno exemplo, você é skatista, bermudão, camisa larga, tênis desamarrado, boné e é claro sempre ouvindo aquele rock'n roll, se alguém viesse lhe apresentar um Jesus, que vai lhe aceitar, mas primeiro você vai precisar colocar um terno, você certamente não iria ter uma boa reação, Deus muita das vezes vai usar uma pessoa da mesma "tribo" para pregar, um bom exemplo é o cantor PG, cabelo de tamanho comprido para alguns padrões, barba, brinco e mesmo assim sendo usado por Deus e movendo muitos jovens para a presença de dEle.

Nessa questão entra, como Jesus quer te usar, nessas ocasiões, um skatista realmente cristão, consegue simplesmente pregar mais facilmente Jesus, do que uma pessoa de social, Jesus as vezes pode apenas nos transformar espiritualmente, internamente, e assim usando a nossa aparência externa, porque as vezes vai ser necessário, e quando ele achar bom, ele nos molda a sua maneira.


E agora, quando vimos uma pessoa, diferente do padrão, porque tem que caber a nos julgar ou até mesmo duvidar da intimidade dele com Deus? Nessas horas devemos olhar para o nosso interior e subitamente pedir o perdão a Deus, só porque estamos em um padrão que é altamente correto para nós, não significa que é o padrão imposto por Deus.

Então, Deus age da forma que ele quiser no meio que ele quiser, nunca entenderemos, só que nunca devemos  pensar que nossas vestes estão certas, ou nossa aparência, porque em nenhum momento na terra Jesus colocou um padrão para os seu seguidores, Ele sempre irá procurar corações dispostos, a se sacrificar, almas querendo sentir mais de dele, e não roupas sociais e saias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário