Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Da tentação para a responsabilidade

Tentação é aquilo que sempre vai testar nossa fé e nossa intimidade com Deus. Independente do nosso tempo de cristão, do tamanho da nossa fé, ela vai testar desde do mais novo convertido até o mais velho.
A tentação pode vir de várias formas, geralmente daquela forma que mas nos afeta, daquela nossa fraqueza, cada um sabe sua fraqueza e sabe que precisa ir contra, cada queda na tentação, é um pequeno afastamento de Deus.

Dentre muitas, onde até algumas são denominadas "Pecados Capitais", encontramos a Luxúria. Ela nada mais é, do que uma exagerada tentação sobre o sexo oposto. É normal um olhar ou algumas palavras entre pessoas de nossa idade, solteiras, pois não passa de uma expressão da natureza. Porém, como estamos o tempo todo abaixo do "Onisciente", devemos lembrar que muito além de nossos atos, estão nossos pensamentos, e eles são levados em conta no momento em que satanás tenta nos derrubar.

Luxúria - s.f. - Atração pelos prazeres carnais

Aos poucos (como todo pecado se alastra), esses pensamentos vão tomando conta da mente do jovem cristão, e de pequenos desejos tornam-se grandes necessidades. Há um vazio que o tempo todo pede para ser preenchido pela presença de Deus, mas que contrariado pelo homem, é "entulhado" com as vãs sensações do mundo.
Sem espaço para reinar, Cristo então é deixado de fora. Nesse momento, o jovem está cada vez mais sozinho e longe de das asas defensoras de Deus, e uma ovelha muito afastada do rebanho torna-se uma presa fácil para aquele "lobo" que tão de longe quer tragá-la.

"Eu porém, vos digo: Qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela" - Disse Jesus em Mateus 5:28. Mas se nossa mente, um alvo tanto atacado, como defendê-la das ciladas no inimigo?

adultério - s. m. - Violação da fidelidade conjugal.

Uma ovelha afastada ainda não é uma ovelha perdida, uma ovelha afastada é aquela que ainda busca Cristo, mas suas forças estão fracas, seus desejos carnais estão prevalecendo sobre a vontade de Deus para com sua vida, nesse ponto crucial, entra o papel dos amigos, líderes e pastor, mas como? Quando uma pessoa está fraca, o que ela mais precisa é da demonstração que ela é necessária onde está, ela quer permanecer com Cristo, mas, ela começa a se achar deslocada daquela igreja/grupo.

A melhor maneira seria a demonstração de confiança e responsabilidade, talvez aquele pequeno gesto de confiar a essa pessoa uma tarefa, um pequeno ato, algo que traga a ele comprometimento e responsabilidade com a obra de Deus, algo que simbolicamente diga para ele: - Deus te escolheu para fazer isto!
Mas não apenas jogue essa responsabilidade, trabalhe em cima dela juntamente com a pessoa, cada vez que a mente dele é ocupada com a vontade de Deus, menos espaço sobra para a tentação, sim, continuará havendo tentação, mas a este ponto, com as responsabilidades e confiança nele depositado, a decisão foi tomada, e está vai ser a decisão de ficar com Cristo!


C. S. Lewis - Escritor irlandês.

A tentação é algo que sempre vai estar ao redor do ser humano, ainda mas na fase jovem, enquanto formos carne, seremos falhos, mas não podemos nos deixar que as falhas nos traguem para as tentações e dessas passarmos para ovelhas perdidas. Busquemos sempre interagir, buscar, apoiar as pessoas fracas, dar confiança, conversar e acima de tudo dizer que Deus tem algo mais guardado, porque como Lewis escreveu "devemos nos importar com o próximo, como nos importamos com nós mesmos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário