Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jovens e a amizade - Influenciáveis ou Influentes?

A amizade é algo que está presente desde da nossa infância, nossos vizinhos, primos, irmãos, ter uma amizade é sinónimo de felicidade, amigos com quem você pode contar, amigos com quem você pode falar, coisas que você não falaria abertamente para seus pais, hoje em dia pessoas vem fazendo amizade e amizades, aquela que você carrega desde de criança e aquelas que você acaba de conhecer mas já se tornaram inseparáveis, agora quando suas amizades não levam uma vida cristã, isso pode te influenciar?

Uns dirão que sim, e usarão um dos argumentos como o que o  Salmista nos diz em Salmos 1:1 "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."
Outros dirão que não e usarão o versículo de 1º Coríntios 6:12 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
mas em contra argumento já existe o versículo de 1º Coríntios 10:23 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."

Edificar - v. tr. - Induzir ao bem e à virtude.

Esse último parágrafo, apenas demonstra 3 versículos da bíblia, retirados e lidos separadamente, mas a pergunta ainda continua, e ainda acrescento, amizade não cristã influencia? e você se deixa influenciar?
Como assim se deixar influenciar? Sim, se deixar influenciar, deixa eu explicar, você faz parte da igreja, mas ainda não firmou seu compromisso com Deus, está no primeiro ano do ensino médio, faz amizade com a galerinha do mundo, até ai beleza, no começo algumas coisas te parecem errado, você lentamente vai se afastando, até que em algum ponto, o que era errado, aos seus olhos parece natural, e aí, nesse momento que você se tornou influenciável.

Vou tornar isso pessoal, meu ponto de vista, sim influencia, mas não qualquer um, se você realmente já tem um relacionamento com Deus, vai ser muito difícil, mas tem que tomar cuidado sempre, mas se você ainda só vai na igreja como se fosse um evento social, sim você vai ser influenciado, e aos poucos vai se afastar dos cultos, atividades, compromissos, como posso afirmar isso? Eu já me afastei dessa mesma maneira, e hoje posso dizer por experiência própria, quando você se afasta de ter compromisso com Deus, você começa a ser influenciado.

Influenciar - v. tr. - Exercer influência em. v. pron. - Sofrer influência de.

Ah então eu não devo fazer amizades não cristãs? Não, você só não deve fazer, como mostrar para eles que a vida cristã não é o que eles estão habituados a ver, nada de saia limpando o chão, cabelo idem, cabelo sempre bonitinho e sempre sapato, mas você deve mostrar os valores Cristãos, os valores de Cristo, você pode fazer a amizade, mas demonstrar esse algo diferente em você, e você só pode mostrar algo, quando você vive, quando você realmente tem um compromisso com Deus.

Mas então só quem não quer nada com Deus é influenciado? Não, em 1º Corintios 10:12 diz: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.". Se você tem um compromisso com Deus, tome cuidado, as vezes pequenas coisas são o caminho para uma grande queda.

Compromisso - s. m. - Promessa mútua; Comprometimento.

Pense que do mesmo modo como os outros te influenciam você também influencia eles. Utilize essas amizades para evangelizar, já que não é preciso cruzar oceanos para encontrar pessoas não-salvas.
Comece de leve, experimente colocar Deus em suas conversas, mas aos poucos, claro! Não saia batendo com a bíblia na cabeça dele(a) o tempo todo. Seja educado, você verá as mudanças que um bom exemplo pode criar nas pessoas. Muitas pessoas se converteram ouvindo pessoas desconhecidas, mas muitas também aceitaram a Jesus vendo a mudança que ele fez em um amigo ou familiar.

Você é um instrumento de Deus e ele quer te usar em todas as áreas, inclusive nas amizades. Seja forte, analise de longe a sua vida, ore a Deus, não se deixe influenciar, mas influencie!

2 comentários:

  1. Vale a pena ver o sorriso de uma pessoa que encontra paz em Cristo Jesus, um sorriso de felicidade, um sorriso de alivio que Deus a ama do jeito que ela é, com as suas fraquezas e virtudes.

    As vezes nos sacrificamos para que outra pessoa não se sinta só e sinceramente é tão bom, apenas dar um abraço e a pessoa se desmonta da armadura irredutível de que ninguém pode toca-lá e sente o calor humano e que alguém lhe deseja bem.

    É nós que vamos fazer a diferença onde estivermos e as vezes só com um gesto. Temos que ficar ligado e influenciar vidas a estarem cada vez mais próximo de Deus.

    ResponderExcluir
  2. “O homem que tem muitos amigos, deve mostrar-se amigável; mas há um Amigo que é mais chegado do que um irmão.” Pv. 18:24

    ResponderExcluir